Concelho do ARRAIOLOS

Código ARL PR1
Distância 8,5 Km
Duração aproximada 2:00h a 2:30h
Tipo de piso Caminhos de terra batida com troços em alcatrão e ecopista (antigo trajeto ferroviário).
Grau de dificuldade Baixo

Câmara Municipal de Arraiolos
Praça do Município 27 7040-027 Arraiolos
Telf: +351 266 490 254 Email turismo@cm-arraiolos.pt

Quando estamos em Arraiolos a imagem que temos de assumir é a famosa arte de produzir bordados, amplamente aplicada em tapetes decorativos e de uso comum. Esta é a herança ancestral de um território que guarda memórias desde tempos pré-históricos e que tem como ponto alto a alva vila,de onde se avistam campos sem fim.A paisagem onde impera o montado,e que já foi atravessada por comboios, é agora espaço para disfrutar de fantásticas caminhadas.

Começar na Praça da República junto ao coreto e seguir pela Travessa Torta para aceder ao principal núcleo de produção dos Tapetes de Arraiolos,com as suas várias lojas. Passar no Largo da Misericórdia e seguir em direção à Praça do Município, onde estão os Paços do Concelho e o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.A saída da vila faz-se pela Rua do Espírito Santo e depois pela Rua Cabo da Vila. O piso passa para caminho rural de terra batida, iniciando-se uma longa e algo acentuada descida por paisagem de montado pautada por quintinhas.A contemplação da Barragem da Oleirita é de uma enorme beleza,tanto do alto na descida como junto às águas das suas margens que contornamos até encontrar a Ecopista, traçado da antiga linha de comboio. Seguir pela ecopista é descobrir um verdadeiro traçado humano de engenharia. As curvas são suaves e inclinadas, os declives quase inexistentes e, por isso, ora mergulha-se no meio de altos taludes, ora segue-se empoleirado em fortes aterros de enchimento. A saída da Ecopista faz-se por uma caminho rural pouco visível,imediatamente antes de um grande tanque que está no caminho. Seguir então por caminho rural até à Capela de Nossa Senhora de Fátima,no lugar de Ilhas.Contornar o jardim e seguir pela Rua António Piteira e,quase no final,virar pela Rua Fria. A partir daqui a subida faz-se por modernos troços de acesso rodoviário, e as paisagens que se avistam são sublimes. Cruzar a estrada EN4 e entrar em Arraiolos,acedendo pela Rua de São Francisco ao jardim de onde se partiu.

Este passeio não tem certificações.