Concelho do ARRAIOLOS
Distrito de ÉVORA
Turismo do ALENTEJO
 
ARL PR3 - Rota do Montado de São Pedro da Gafanhoeira

Características do Percurso
Nome
Rota do Montado de São Pedro da Gafanhoeiraa
Código ARL PR3
Tipologia Circular
Distância 8,35 Km
Duração aproximada 2:00h a 2:30h
Tipo de piso Caminhos de terra batida, veredas pedonais, caminhos urbanos.
Grau de dificuldade Médio-
Local de Partida e Chegada Junta de Freguesia de São Pedro da Gafanhoeira
Coordenadas geográficas GPS N38º44'25'' W08º04'34''

Ficheiros
Rota do Montado de São Pedro da Gafanhoeira - Folheto PT
Rota do Montado de São Pedro da Gafanhoeira - Folheto EN
Rota do Montado de São Pedro da Gafanhoeira - KML
Rota do Montado de São Pedro da Gafanhoeira - GPX

Marcação do Percurso e Edição de Guia
Câmara Municipal de Arraiolos
Praça do Município 27 7040-027 Arraiolos
Telf: +351 266 490 254 Email turismo@cm-arraiolos.pt

Localização

Descrição
A sul de São Pedro da Gafanhoeira, numa planura a perder de vista, a tradicional paisagem cultural do montado, onde se apascenta gado em sistema extensivo, alterna com campos para produção de cereais e forragens. O Monte dos Testos, outrora residência dos proprietários e pessoal trabalhador, mantém a típica estrutura da herdade agrícola alentejana de grande dimensão. No horizonte, sucedem-se os verdes das manchas arbóreas, o ouro das searas ondulantes no verão, o azul das águas onde se avistam diversas espécies de avifauna, o vermelho do barro e o branco da cal.

Saindo do edifício da junta de freguesia virar à esquerda, descer em direção ao passadiço e seguir pela esquerda. Atravessar a ribeira de Vide e mais à frente entrar na ruela a meio do casario. No final, optar pelo caminho de terra batida à direita que atravessa uma "mata" de pinheiro manso e sobreiro. Contornar o Moinho da Esquilharia e prosseguir por campo aberto até encontrar um belo e denso montado de sobro que acompanhará o percurso ao longo de cerca de 1km. No cruzamento de caminhos, virar à esquerda continuando entre sobreiros. Passar uma porteira e continuar em frente até encontrar nova porteira para, aí, virar à esquerda no caminho. Prosseguir em direção ao Monte dos Testos, herdade agrícola em funcionamento. Do lado esquerdo, observar uma curiosa construção circular para o gado que possivelmente também encontrará, a pastar. Atravessar o monte e seguir pelo caminho em frente deixando os silos ao seu lado esquerdo. Acompanhar o muro e, do lado direito, não deixar de observar a avifauna presente numa pequena represa e uma das várias antas dos Testos. Atravessar as searas, cruzar a ribeira de Vide com a sua galeria ripícola, entrar numa pequena área de montado, sair da herdade e, na estrada, virar à esquerda em direção à aldeia. Passar sobre a pequena ribeira de São Pedro, afluente da de Vide, e regressar ao ponte de partida pela Rua 25 de Abril.

Outras Informações - Pontos de Interesse
São Pedro da Gafanhoeira
As referências mais antigas da localidade remontam a 1 de Fevereiro de 1290 quando o rei D.Dinis na Carta de Povoamento ordena ao seu Sesmeiro Pedro Caria, o povoamento do Reguengo da Vide. No final da idade média foi criada uma confraria de caridade que detinha uma albergaria para pobres e peregrinos e uma gafaria para acolher leprosos. Pela sua localização a presença de ordens religiosas foi constante. Hoje existem ainda evidencias dessa influência com testemunhos de vestígios raros tal como a Cruz de Caravaca gravada num antigo moinho mostrando a sua propriedade pela Companhia de Jesus.

Montado sobro e azinho
Sistema agro-silvo-pastoril onde o homem desempenha um papel fundamental desenvolvendo ativi-dades como a tiragem de cortiça e lenha, a apicultura, a agricultura, a pastorícia, garantindo assim a sua preservação. No montado pode coexistir o sobreiro e a azinheira, árvores perfeitamente adaptadas ao clima mediterrânico, mas também muitas outras espécies vegetais e animais, fazendo deste um ecossistema rico em biodiversidade e uma das mais emblemáticas paisagens culturais do sul.

Monte alentejano
Pontuando a planície alentejana, os «Montes» são construções destinadas essencialmente a habitação e são acompanhadas de outras edificações quando integram herdades agrícolas, formando núcleos como é o caso do Monte dos Testos. De construção austera e singela, é uma das imagens de marca de um território onde a luz do sol molda o branco e as sombras são inteiras.

Criação de gado
A pastorícia é uma das atividades do montado, sendo no Alentejo uma importante atividade económica. Os campos, tradicionalmente percorridos por pastores e rebanhos de ovelhas e cabras (produzindo leite para o fabrico de queijos) ou varas de porco preto comendo bolota, são hoje habitados sobretudo por gado bovino o que obriga à delimitação das herdades com vedações. Por isso, sempre que passar numa porteira, deve deixá-la como a encontrou.

Avaliação SAL
Este percurso está classificado como EXCELENTE.

Certificações
Este passeio não tem certificações.



WALKING PORTUGAL

WALKING PORTUGAL
Todos os direitos reservados.