Concelho do ARRAIOLOS

Código ARL PR4
Distância 10,4 Km
Duração aproximada 3:00h
Tipo de piso Caminhos de terra batida.
Grau de dificuldade Médio-
Local de Partida Vale de Pereiro (Santa Justa, Arraiolos)
Local de Chegada Vale de Pereiro (Santa Justa, Arraiolos)
Coordenadas geográficas GPS N38º44'38'' W07º49'06''

ARL PR4 Rota da Sobreira Grande - Folheto PT
ARL PR4 Rota da Sobreira Grande - Flyer EN
ARL PR4 Rota da Sobreira Grande - KML
ARL PR4 Rota da Sobreira Grande - GPX
ARL PR4 Rota da Sobreira Grande - KML (curta / short)
ARL PR4 Rota da Sobreira Grande - GPX(curta / short)

Câmara Municipal de Arraiolos
Praça do Município 27 7040-027 Arraiolos
Telf: +351 266 490 254 Email turismo@cm-arraiolos.pt

Sempre que se caminha pelo montado,vivem-se momentos de grande serenidade no usufruto das paisagens que os sobreiros e azinheiras proporcionam. Este ecossistema criado pelo homem para a produção de cortiça e madeira é um rico habitat para diversas cadeias ecológicas de fauna, flora e fungos, tendo aqui, como expoente máximo na paisagem, a célebre árvore denominada "Sobreira Grande", eleita Árvore Portuguesa de 2022 e classificando-se em terceiro lugar no concurso European Tree Of the Year 2022.

Sair do largo da junta de freguesia em direção à igreja, virar à direita e imediatamente à esquerda para caminho de terra batida que segue em frente por cerca de dois quilómetros. Em local devidamente assinalado, virar à direita em direção à Sobreira Grande e contornar a linha de água até passar para junto da imponente árvore premiada.
Seguir para norte e virar à esquerda cruzando de novo a linha de água. Ao atingir o caminho principal, virar à direita e no entroncamento que se encontra passados 750m, seguir pela direita. Passar junto à exploração pecuária pelo lado esquerdo desta e seguir ao longo da ribeira que se deve cruzar após cerca de 500m. Seguir, então, entre o montado por trilho pouco definido no terreno até atingir a Ponte de Santa Luzia. Cruzar a ponte e, depois desta, seguir, de novo, por trilho pouco visível até estar próximo da vedação, virando aqui para a direita e iniciando uma subida suave entre as árvores. O trilho vai-se então tornado mais visível até ser um caminho rural bem definido. Seguir cerca de 3,6Km até atingir pequena ponte na chegada á povoação. Virar à esquerda e seguir pela rua que circunda Vale Pereiro. Passar junto à Pepe Aromas, que pode optar por visitar, e depois seguir em direção ao centro da povoação e ao local onde iniciou o passeio.
Alternativa curta: A partir da Sobreira Grande, pode-se optar por caminho alternativo assinalado como PR4.1 que torna o percurso mais curto com 7,3Km, mas não passa na Ponte de Santa Luzia.

Este passeio não tem certificações.