Concelho de TAVIRA

Código TVR PR6
Distância 9Km
Duração aproximada 4:00h a 5:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Alto

Associação In Loco
Av.Liberdade 101 8150-101 São Brás de Alportel
Telf 289 840 860 Email geral@in-loco.pt

Após 1 Km de marcha por estrada de alcatrão, encontra-se um caminho de terra batida à
direita e entra-se na floresta. Estes primeiros Km são relaxantes e o caminhante pode aproveitar e renovar o oxigénio e beber um pouco de água férrea numa das fontes acessíveis deste trilho e visitar os vestígios de um antigo sepulcro. Esta é uma das mais verdejantes e ricas áreas florestais do Algarve e uma das principais fontes de rendimento para as famílias rurais. Inicia-se uma subida. Mais uma vez recomenda-se uma observação atenta da avifauna e flora da região até ao Cerro da Portela da Bica, a uma altitude de 440 m, aproximadamente. Mais à frente chega-se a um dos pontos mais altos desta zona, o Malhanito. Este é um local panorâmico de excelente abertura para toda a região, de onde se compreende a importância do sobreiral nesta região. Continuando o passeio, deixam-se os caminhos de terra batida e entra-se na velha estrada de alcatrão que liga Feiteira a Castelão. Segue-se para Norte, em direcção à Feiteira por um troço de singular beleza, simples, diferente e ainda rural. O regresso atravessa a Feiteira através da estrada EN 124 que divide o monte. É tempo para apreciar as casas rurais, os quintais, os hábitos locais e sobretudo a tranquilidade do local.

Este percurso não tem certificações.