Concelho de TAVIRA
Distrito de FARO
Turismo do ALGARVE
 
TVR PR9 Percurso das Antas das Pedras Altas

Características do Percurso
Nome
Percurso das Antas das Pedras Altas
Código TVR PR9
Tipologia Circular
Distância 8,5Km
Duração aproximada 3:00h a 4:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Centro Descoberta do Monte da Mealha
Local de Chegada Centro Descoberta do Monte da Mealha
Coordenadas geográficas

Ficheiros
TVR PR9 Percurso das Antas das Pedras Altas - Folheto

Marcação do Percurso e Edição de Guia
Câmara Municipal de Tavira
Praça da República 8800-951 Tavira
Telf 281 320 500 Email camara@cm-tavira.pt

Associação In Loco
Av.Liberdade 101 8150-101 São Brás de Alportel
Telf 289 840 860 Email geral@in-loco.pt

Localização

Descrição e Motivos de Interesse
Partindo do Centro de Descoberta segue-se por um caminho de terra batida, ladeado por palheiros recuperados, que exibem os seus tectos cónicos de colmo e convidam à descoberta do património arquitectónico e cultural. A caminhada faz-se ao longo das hortas e encostas de cereais, refrescada por algumas linhas de água temporária.
Mais à frente, suba a encosta e aprecie a excelente paisagem. Uns metros à frente, encontram-se as Antas das Pedras Altas, vestígios do que já foi o sepulcro de antigas civilizações.
Inicia-se então a descida em direcção a uma pequena várzea. Aos poucos a paisagem vai mudando dos campos de tremocilha, cereais e das hortas familiares, para a floresta densa de eucaliptos. Continuando pelos caminhos de cortafogo, chega-se a uma estrada principal de terra batida que se dirige para a Ribeira da Foupana. Contornando as curvas de nível suavemente, desce-se e aprecia-se a paisagem: as estevas, giestas, carqueja, urze e medronheiros preenchem o solo cru de xisto, as ervas vivazes dão cor desde o fim do Inverno até aos dias mais secos. Faça uma paragem junto à ribeira para descansar, merendar e explorar as margens. Na direcção Este, encontra-se um antigo moinho de água, a Azenha da Valeira, (vulgarmente conhecido por Moinho da Redonda), que em tempos movia águas e gentes. Uns metros mais à frente encontra um local óptimo para merendar, sobre as grandes pedras azuis da ribeira. Para Oeste, as hortas e algumas árvores de fruto, dão sinais de abandono, as noras e os poços escondem-se entre as ervas e silvas. Mais à frente há vestígios de outro engenho hidráulico, este em pior estado de conservação e quase coberto de silvas, mas que ainda demonstra a genialidade do engenho. A Redonda é o “monte” mais próximo. Aqui as casas distribuem-se pela encosta, brancas e com canteiros de flores, embelezando o monte. Para Sul,as hortas e pomares, estendem-se ao longo do Barranco do Ferrajoso. O início do regresso à Mealha faz-se pelo mesmo caminho até à ribeira. Aproveite para observar a avifauna (abelharucos, melros das rochas, pegas azuis, papa figos). Este troço de declive e piso mais suave transporta o caminhante até ao Centro de Descoberta, permitindo o desfrute da paisagem e a percepção da extensão florestal da região.

Avaliação SAL
Não há avaliação SAL sobre este percurso pedestre.

Certificações
Este percurso não tem certificações.

Outras Informações

Não há mais informações disponíveis sobre este percurso pedestre.



WALKING PORTUGAL

WALKING PORTUGAL
Todos os direitos reservados.