Concelho de TAVIRA

Código TVR PR4
Distância 16Km
Duração aproximada 5:00h a 7:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Médio a Alto

Associação In Loco
Av.Liberdade 101 8150-101 São Brás de Alportel
Telf 289 840 860 Email geral@in-loco.pt

A partir do Centro de Descoberta segue-se até ao cruzamento do Castelão, atravessando o “monte” da Feiteira. Através deste trilho percebe-se que a cortiça continua a ser um dos recursos mais importantes e dominantes da região. Nesta zona, quase todos possuem sobreiros e os mais velhos dominam a arte de extrair a cortiça. Por todo o lado pranchas de cortiça à espera de compradores. Mais à frente, a floresta de sobro transforma-se no mato típico até ao “monte” do Castelão. O caminho pelo cimo dos montes oferece excelentes panorâmicas. A travessia da ribeira de Odeleite convida a uma pausa e à exploração da avifauna e flora típica . Na Primavera abunda a diversidade de cores e aromas. O caminho agora a subir e o Castelão distancia-se curva após curva. Do alto dos 529m na Cabeça do Velho (concelho de São Brás de Alportel), a vista abraça toda a serra para Norte e para Sul até Parizes, o “monte” seguinte, com bonitas construções de pedra e cal, no alto da serra. Continuando o passeio, chega-se novamente à ribeira de Odeleite. Sugere-se aqui outro momento para descansar e desfrutar a paisagem. No Outono, esta zona toma outras cores, sobressaindo a tonalidade vermelha das bagas dos medronhos. Algumas casas isoladas lembram os anos de intensa actividade agrícola. Repostas as energias, é tempo de regressar e a subida amortece o ritmo da caminhada. Chegando à EN124, caminha-se pela estrada durante 1 Km até ao cruzamento para o Pulo do Cão. Entra-se então nas encostas viradas a Norte: as úmbrias que refrescam e estimulam os últimos Km de caminhada. Fetos e sobreiros cobrem os socalcos, que no Outono assumem tons dourados. Mais à frente estão a Feiteira e o Centro de Descoberta. Até lá aprecie a arquitectura rural tão típica nesta zona.

Este percurso não tem certificações.