Concelho de TAVIRA

Código TVR GR23
Distância 35Km
Duração aproximada 2 a 3 dias
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Alto

Associação In Loco
Av.Liberdade 101 8150-101 São Brás de Alportel
Telf 289 840 860 Email geral@in-loco.pt

A primeira etapa deste troço, atravessa locais e grande beleza e frescura. Saindo de Casas Baixas entra-se num trilho de terra batida, ladeado por regatos e ribeiras cheios de água no Inverno e Primavera. As pequenas hortas são também uma presença constante. A cortiça amontoa-se nos terrenos abertos e espera os compradores. Cachopo centraliza toda a actividade económica e socio-cultural da freguesia. Aproveite e visite as ruas, alguns artesãos e o núcleo museológico.
( ... )
Saindo de Feiteira, toma-se o mesmo trilho do PR 5 (sentido Norte), por um caminho de terra que conduz até às encostas de sobro e à nova floresta (pinheiros e azinheiras). Este é também o caminho para as colmeias e hortas. Ao longo da marcha a atenção é captada pelo que se encontra à beira do caminho: a casa em ruínas com a chaminé típica e peculiar, o eucalipto de copa larga (ponto de referência do percurso), as hortas tradicionais com poços e regos. Depois de se atravessar a ribeira do Leitejo (de curso temporário), inicia-se a subida até à pequena barragem (charca) no Cerro da Eira da Capa. Dos 510m de altitude, a vista é deliciosa e convida a um descanso. Este trilho permite a descoberta de um território diferente.
Saindo de Mealha, toma-se o caminho de alcatrão na direcção Cachopo. Os palheiros, guardiãos do “monte”, são um ponto de referência, tanto para quem chega, como para quem parte. Uns metros à frente, um caminho de terra batida à esquerda, conduz às hortas e à Ribeirinha. As hortas bem arranjadas e cuidadas, demonstram o amor pela terra e o orgulho de ser serrano. Se o tempo estiver bom, encontrará a hospitaleira gente da Mealha, a tratar das suas terras e do seu gado. O passeio continua com uma
subida, que termina num excelente ponto panorâmico. Do topo do cerro da Masmorra vislumbramse os aglomerados vizinhos e os antigos moinhos de vento, há muito abandonados. Perto do moinho, procure por entre as estevas o que resta de um antigo sepúlcro as Antas da Masmorra.
( ... )

Este percurso não tem certificações.