Concelho de AROUCA

Tipologia Linear
Distância 8,1Km (só ida)
Duração aproximada 5:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Alto
Local de Partida Capela de Silveiras
Local de Chegada Igreja Matriz de Janarde

ARC PR5 Rota das Tormentas - Folheto

Câmara Municipal de Arouca
Praça do Município 4540 Arouca
Telf 256 940 220 Email arouca@cm-arouca.pt

O percurso inicia-se junto à Capela de Silveiras, descendo até à Ribeira do mesmo nome. Depois do atravessamento desta inicia-se a subida, primeiro por um caminho de calçada, depois por trilhos de montanha até ao ponto mais alto do percurso: à Portela Malhada com 646 metros de altitude. O caminho prossegue pela curva de nível, não descendendo nem subindo significativamente, ate iniciar a descida para Cortegaça. Durante este trajecto, a paisagem é deslumbrante: vales profundos que se encaminham para o vale do Paiva, encostas íngremes e floridas, a vista da serra de Montemuro ao longe, a norte. Em Cortegaça inicia-se uma pequena subida até à cumeada, onde existe um estradão à esquerda, sendo a estrada à direita asfaltada. Vamos pelo estradão durante cerca de 200 metros iniciando-se aí a descida para Meitriz. Este caminho era o que ligava o "caminho dos funerais" a Meitriz sem ir a Portela por onde antigamente descia o gado para a feira de Castro de Aire. É conhecido pelo "caminho das vacas". A descida até Meitriz é em zig-zag passando por dentro da aldeia, e seguindo até a ponte sobre o Rio Paiva que faz a ligação com Além-do-Barco e com Sobral mais acima. Se continuássemos pelo mesmo caminho chegávamos a Alvarenga. Sem atravessar a ponte, inicia-se a subida pelo estradão que nos leva ao antigo "caminho dos funerais" de Meitriz. Subimo-lo passando por detrás de uma casa de construção recente e por uma portela até ao antigo caminho de Silveiras (hoje cortada pelos estradões), iniciando-se aí suave descida para Janarde. Ao longo deste caminho fruímos belas panorâmicas sobre o Rio Paiva, com os seus meandros e pequenas praias fluviais. Por fim chega-se ao largo da Igreja matriz de Janarde.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.