Concelho de AROUCA

Código ARC PR2
Distância 11Km
Duração aproximada 4:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Médio a Alto
Local de Partida Igreja Matriz de Rossas
Local de Chegada Igreja Matriz de Rossas

ARC PR2 Caminhos do Vale da Urtigosa - Folheto

Câmara Municipal de Arouca
Praça do Município 4540 Arouca
Telf 256 940 220 Email arouca@cm-arouca.pt

O percurso inicia-se junto à Igreja Matriz de Rossas rumando-se ao lugar de Torneiro, depois de atravessando o rio Urtigosa e um dos seus maiores afluentes: o ribeiro de Escaiba. Nesta parte do percurso podemos observar moinhos ainda em funcionamento, uma bela cascata no ribeiro, além de uma luxuriante vegetação ripícula, da qual se destaca o feto real. Depois doTorneiro iniciamos suave subida por um estradão florestal, aparecendo-nos à esquerda, depois da curva, um trilho que acompanha uma antiga e lendária levada, da qual pouco resta a não ser alguns vestígios de canos enterrados no seu leito. Seuimos, subindo suavemente, admirando o frondoso bosque de carvalhos, castanheiros e loureiros, entre outros, que acompanha os ribeiros de Escaiba e de Souto Redondo. Chegamos, por caminhos cobertos de ramadas, aolugar de Póvoa. Daqui avista-se maravilhosa paisagem sobre Souto Redondo e o vale do rio Urtigosa, com Rossas ao fundo. Campos cultivados, socalcos, castanheiros, carvalhos, cerejeiras, caminhos centenários de calçada marcada por carros de bois, testemunho da sua longevidade. É por eles que seguimos até Souto Redondo. Depois da escola inicia-se a descida para Lourosa de Matos, por um caminho de charneca e depois pelo antigo caminho público. Em Lourosa de Matos descemos até ao rio Urtigosa, que atravessamos por uma antiga ponte de arca, junto um núcleo de antigos moinhos de moer cereal e linho. Segue-se então um caminho tradicional acompanhando o rio para jusante. Após 300 metros encontramos uma bifurcação: o caminho mais batido pela direita e o caminho mais mal definido – e antigo – pela esquerda, à nossa frente. Vamos por ele, dando-nos conta, de imediato, que ao nosso lado esquerdo corre uma levada de regadio tradicional. Seguimos o caminho e depois o trilho estreito que acompanha a levada. Sem subir nem descer, à sombra fresca dos castanheiros ... rapidamente alcançamos o lugar da Cavada e de seguida a igreja de Rossas, que tomamos como ponto de partida.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.