Concelho de AROUCA

Código ARC PR16
Distância 9Km
Duração aproximada 6:00h a 7:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Alto
Local de Partida Aldeia de Merujal
Local de Chegada Aldeia de Merujal

ARC PR16 Caminhada Exótica - Folheto

Câmara Municipal de Arouca
Praça do Município 4540 Arouca
Telf 256 940 220 Email arouca@cm-arouca.pt

O percurso inicia-se na aldeia do Merujal. Regresse à estrada de alcatrão e vire à direita na direcção de Albergaria da Serra. De seguida opte pelo primeiro caminho de terra, à esquerda. Irá passar por um pinhal e por uma zona de matos baixos, por entre blocos de granito. Conforme se inicia a descida, repare nas árvores exóticas que se vão encontrando. Chegados ao nível de cota mais baixa do percurso (400m), e após atravessar a linha de água, deparamo-nos com um pinhal velho, com alguns eucaliptos, exemplares imponentes debaixo dos quais se observa um óptimo sub-coberto arbóreo e arbustivo. Prossegue-se o caminho sempre em frente até encontrarmos um primeiro desvio à direita. De imediato iniciamos a subida através de uma área de regeneração espontânea da vegetação. Ao encontrarmos um caminho florestal bem definido, correspondendo ao segundo desvio à direita viramos, começando a subir a encosta por trajecto em zig-zag bastante íngreme. Segue- se sempre pelo caminho melhor
definido que vai terminar, no fim da subida, noutro que percorre a encosta ao longo das curvas de nível, onde se vira à direita.
Seguindo em frente, chegamos á estrada de alcatrão. Neste ponto opte pela esquerda e entre no primeiro trilho de terra. Pouco depois vira-se à direita por um antigo caminho rural entre muros. No cimo da encosta tem-se uma vista bastante ampla, antes de se entrar num pinhal que vamos atravessar até chegarmos a um pequeno vale com Pinheiro-Silvetre e tuias. Atingimos de novo uma estrada de alcatrão, onde vamos virar à direita na direcção do Parque de Campismo do Merujal. Mais à frente viramos à esquerda, na direcção da Frecha da Mizarela e pouco depois deparamo-nos com um desvio à direita não sinalizado para a aldeia do Merujal, término do percurso.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.