Concelho de AROUCA

Código ARC PR4
Distância 13,3Km
Duração aproximada 5:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Médio a Alto
Local de Partida Capela Santa Maria do Monte
Local de Chegada Capela Santa Maria do Monte

ARC PR4 Cercanias da Freita - Folheto

Câmara Municipal de Arouca
Praça do Município 4540 Arouca
Telf 256 940 220 Email arouca@cm-arouca.pt

O percurso inicia-se junto à capela de Stª. Maria do Monte, na freguesia de Stª. Eulália, rumando para sul, em direcção à Serra da Freita, através de um caminho que partindo da capela percorre o limite poente daquele lugar. Acompanhando o vale profundo do curso superior do rio Urtigosa, por entre castanheiros, carvalhos, pinheiros e eucaliptos, chegamos à aldeia da Ameixieira, com construções típicas de montanha, com telhados de lousa, algumas porém, em avançado estado de degradação. Chegando ao topo da aldeia, atravessa-se a estrada de asfalto e por estreito carreiro atinge-se um estradão que se dirige ao lugar de Currais. Para se chegar aí, toma-se um caminho à direita, que sobe, primeiro, suavemente, e depois de passar o ribeiro, de forma mais acentuada, até atingir um estradão que se desenvolve pela curva de nível e se encaminha para os Viveiros da Granja. Deste estradão tem-se uma imponente panorâmica sobre o vale de Arouca ao fundo e sobre a Serra de Montemuro ao longe. Toma-se este estradão, à esquerda,até à antiga casa do guarda florestal e parque de merendas, envoltas no arvoredo cerrado e frondoso do chamado “Viveiro da Granja”, rumando, de seguida, para Chão de Espinho. Daqui até à Granja é um pulo. Depois de uns quinhentos metros de asfalto retomam-se os caminhos tradicionais e florestais. Volta-se a atravessar uma estrada de asfalto e inicia-se a descida para o vale de Arouca, em direcção ao pequeno povoado de Povos. O caminho até esse povoado, inicialmente, por mata de pinheiro, atravessa soutos e manchas de carvalhos belas e aprazíveis, com sub-bosque extraordinário de azevinho e loureiro. Este é um dos recantos mais belos do percurso. Depois de Povos continua-se por um estradão agradável até à Forcada. Admire-se o núcleo mais antigo desta aldeia, encavalitado num esporão sobranceiro ao vale, solarento, estratégico, belo. Daqui até Stª Maria do Monte o percurso faz-se por caminhos antigos de rara beleza, campos em socalcos e ribeiras.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.