Concelho de PENEDONO

Código PND PR1
Distância 17Km
Duração aproximada 5:00h a 6:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Médio+
Local de Partida Aldeia de Antas, junto à Capela
Local de Chegada Aldeia de Antas, junto à Capela

PND PR1 Rota do Sirigo - Folheto e Mapa

Câmara Municipal de Penedono
Largo da Devesa 3630-253 Penedono
Telf 254 509 030 Email cm-penedono@cm-penedono.pt

O percurso inicia-se junto ao painel informativo colocado perto da capela (?) dirigindo-se de seguida para a Igreja Matriz, rumando à direita para a serra. Após as últimas casas toma-se o antigo caminho da Ferronha. Passados uns dois quilómetros avistamos a uns 100 metros a moderna estação de tratamento de águas. Após a ETA, a uns 100 metros do cruzamento de estradões encontramos à direita um caminho que ladeia um muro de pedra solta que guarda um recente souto. Lá mais à frente, a uns 300 metros num caos de granito, está a pedra-que-abana. Volta-se ao caminho principal e continuamos até à Ferronha. Aldeia muito limpa e bem conservada, de casas antigas. Além da capela, é de visitar a fonte romana e o forno comunitário. Daqui para A-do-Bispo é um salto. Tal como Ferronha também esta belíssima aldeia pertence à freguesia de Penedono. Depois visita à capela de da N. Sr.ª da Conceição dirigimo-nos para o seu núcleo mais antigo, para os lados do rio que embora pequenino vai dar origem a um dos mais profundos da região do Douro: o rio Torto, de encostas repletas de íngremes vinhedos. Atravessamo-lo num pequeno pontão e a seguir, à direita, tomamos um antiquíssimo caminho de calçada, por entre muros: era o antigo caminho da Meda. Por aqui, chegamos rapidamente à capela do Senhor da Estrada, onde poderemos aproveitar para descansar. Após um pouco pelo asfalto tomamos, à esquerda, um caminho que pela serra nos conduz a Ourozinho, uma bela aldeia repleta de património construído, de casario tradicional de granito, de ruas estreitas. É de visitar a igreja matriz e um troço de uma calçada romana perto do caminho asfaltado para o Telhal. Em frente à igreja, toma-se a rua que se inicia junto ao chafariz e que vai sair ao caminho para Valongo onde, no início do lugar, tomamos o caminho que se dirige para o reservatório de água. É só seguir o caminho da cumeada com o vale do rio Torto e a barragem à nossa direita. Iniciando-se suave descida para o vale atravessamos o rio a montante da barragem num antigo pontão, subindo agora suavemente. Numa curva em cotovelo, a uns 400 metros deste pontão tomemos atenção à esquerda. A menos de 100 metros, um enorme castanheiro saúda-nos: é o "castanheiro da guerra", assim chamado. Centenas de anos, mais de 13 metros de perímetro, um autêntico monumento vivo. Respeitando a propriedade particular dele, contemplemo-lo! Seguindo outra vez o nosso caminho, rumando à esquerda na estrada de asfalto, à beira da qual, a uns 200 metros também à esquerda, podemos observar duas sepulturas medievais escavadas na rocha. Seguimos até ao "cruzamento dos quatro caminhos", local dado a bruxarias e feitiços, estórias antigas... tomamos o caminho da direita, por entre castanheiros. Já se avista Antas, onde entramos pela torre do relógio. Chegámos.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.