Concelho de MONÇÃO

Tipologia Circular, com dois ramais
Distância 10,5Km
Duração aproximada 4:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de natureza
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida e Chegada
Centro de Walking de Santo António de Vale de Poldros
Coordenadas geográficas N41º59'56,63" W08º17'41,68"
Partindo da sede do Município, siga pela N101 em direção a Arcos de Valdevez, até chegar à rotunda do Centro de Saúde. Chegado aí, vire em direção a Melgaço, seguindo até ao cruzamento da Valinha (8,7 km). Logo de seguida (200 m), vire à esquerda, pela antiga estrada de Melgaço, até chegar ao cruzamento de Ceivães (700 m). Nesse local, vire à direita, pela estrada municipal que vai em direção a Riba de Mouro, passando nas freguesias de Segude, Podame e Tangil. Uma vez em a Riba de Mouro, deparar-se-á com uma bifurcação, onde deve virar à direita, no sentido de Santo António de Vale de Poldros. Após percorrer 13 km, encontrará a placa de início do trilho, já em plena branda de Santo António de Vale de Poldros.

MNC PR4 Trilho de Santo António de Vale de Poldros - Folheto
MNC PR4 Trilho de Santo António de Vale de Poldros - Mapa PDF
MNC PR4 Trilho de Santo António de Vale de Poldros - KML (Google Earth)

MNC PR4 Trilho de Santo António de Vale de Poldros - GPX (para GPS)

Câmara Municipal de Monção
Largo de Camões 4950–440 Monção
Telf 251 649 000 gap@cm-moncao.pt

Turismo de Monção
Praça Deu-la-Deu Martins
4950-452 Monção
Tel (+351) 251 649 013
turismo@cm-moncao.pt

Trata-se de um percurso de âmbito ecológico-paisagístico, inserido numa topologia de vale e montanha, com uma distância aproximada de 10,5 km e uma duração média de 3h45. Apresenta um nível de dificuldade moderado, com cotas mínimas de 703 m e máximas de 1108 m de altitude. O planalto de Santo António de Vale de Poldros é uma zona coberta de tojo, giesta, urzes e carquejas, entremeado de campos de feno (lameiros) e “cardenhas” (habitações típicas das brandas), outrora uma autêntica aldeia serrana, cheia de vida, agitação, festa e, sobretudo, trabalho com vivência mais centrada nos meses de verão (maio a setembro). Esta é a principal característica das “brandas”. Estes caminhos eram, também, percorridos pelos Carvoeiros que, antigamente, se dirigiam à montanha, uma vez que, apenas lá, encontravam as urzes que produziam carvão de qualidade superior. As manadas de burras que ali vivem, livremente, confirmam o nome das terras: VAL-DE-POLDROS. Ainda hoje, as crias das éguas (entenda-se burras) são “poldros” ou “poldras” e não “potros”. Outro elemento de elevado interesse são os “quarteis”, local de abrigo dos romeiros que no dia de Santo António vêm para a bênção do gado.

Este percurso não tem certificações.