Concelho de ALBUFEIRA

Código ABF PR1(2)
Distância Opção A 2,6Km - Opção B 4Km
Duração aproximada 1:30h a 2:30h
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Baixo

RTA - Região de Turismo do Algarve
Av.5 de Outubro 18 8000-076 Faro
Telf 289 800 400 Email turismodoalgarve@turismodoalgarve.pt

O percurso desenvolve-se ao longo das duas margens da ribeira de Quarteira. Iniciando o percurso junto à Azenha do Castelo, atravessa-se o açude e segue-se pela margem direita da ribeira. Neste vale, de encostas íngremes, é possível observar uma grande variedade de plantas, como por exemplo a marioila, várias espécies de Cistus, a palmeira-anã, a aroeira, o sargaço, o medronheiro, o carrasco, o trovisco, o zambujeiro, o zimbro ou os narcisos. As margens da ribeira são dominadas pela cana, tamargueira, pelo loendro e pelo freixo. Para chegar à margem esquerda da ribeira, segue-se por uma ponte (a que a tradição atribui origem romana) e daqui pode-se continuar pela margem esquerda, ao longo do vale onde existe uma faixa estreita de várzea com algum alfarrobal e olival. Vale a pena subir até ao castelo, onde a vista sobre o vale e as áreas circundantes é especialmente bela. Em relação à fauna, há registos da presença de mamíferos como a lontra, a doninha, o morcego-rato-pequeno, o ouriço-cacheiro, entre outros, podendo-se facilmente observar algumas aves típicas do bosque mediterrânico, aves aquáticas e até alguns anfíbios e répteis.

Este percurso não tem certificações.