Concelho de PENELA

Código PNL PR1
Distância 4,9Km
Duração aproximada 2:30h a 3:00
Tipo de piso Caminhos urbanos e naturais
Grau de dificuldade Médio

Aldeias do Xisto - ADXTUR
Casa Grande 6230-137 Barroca
Telf 275 647 700 Email info@aldeiasdoxisto.pt

O Caminho do Xisto da Ferraria de S. João mostra-nos várias perspectivas da envolvente desta aldeia ao longo de 4,8 km. O percurso começa no Centro de BTT e desce ao centro da aldeia, passando por uma Alminha logo após as primeiras casas e virando à direita após o fontanário, para atravessar as hortas da aldeia, plantadas ao longo da Ribeira das Ferrarias que aqui nasce e cujas margens iremos acompanhar. É um sector sinuoso mas interessante onde encontramos o sistema de irrigação por pequenos poços que ainda utilizam alguns engenhos tradicionais para tirar água. No final desta zona encontramos a sinalização que nos indica a possibilidade de encurtar o percurso para cerca de 2,5 km e evitar as maiores complicações técnicas e de relevo. Se continuamos para o mais longo, atravessamos floresta e caminhamos sobre rocha quartezítica, avistando alguns antigos moinhos de água à direita, até mergulharmos nas gargantas da Ribeira, onde existem algumas poças que permitem refrescar no verão. Entroncamos então no troço da Grande Rota das Aldeias do Xisto de ligação ao Casal de S. Simão que seguimos de volta até à Ferraria, subindo à cumeada da Serra do Espinhal, de onde se tem um vista soberba sobre a aldeia e toda a região envolvente. A descida final é abrupta e pedregosa e desemboca na frondosa mata de sobreiros e nos currais comunitários, ex-libris histórico da vida desta aldeia. A volta ao local de partida faz-se atravessando o centro da Aldeia.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.