Concelho de MIRANDELA

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município 5370-288 Mirandela
Telf 278 200 200 Email geral@cm-mirandela.pt

Para a realização desta caminhada, sugerimos que deixe a sua viatura na aldeia de Frechas enquanto realiza o percurso e chegando a Mirandela, regresse de metro até à estaçãoo de Frechas. Saindo da aldeia de Frechas, siga em direcção à zona de banhos,
atravesse a ponte e siga pela margem direita do Rio Tua em direcção a Norte. Ao longo deste percurso e possível contemplar uma paisagem muito diversificada. Junto aos terrenos agrícolas à saída de Frechas encontram-se vinhas e marmeleiros, que na época
de Outono, conferem a este local cheiros muito agradáveis e característicos desta região. Junto as margens do rio manifesta-se a vegetação ripícola onde predominam os choupos, os amieiros e os salgueiros e, à medida que nos afastamos do curso de água, podem contemplar-se extensas paisagens de oliveiras, sobreiros e pinheiros salpicada por estevas, carquelja e rosmaninho. Há a salientar um sabreiro de grande porte, digno de se observar e preservar. Com a aproximação da aldeia de Marmelos, podem ver-se as Serras de Sta. Comba, de Bornes, do Cubo e de Faro, bem como a cidade de Mirandela. São ainda visíveis alguns troços da Linha do Tua na margem esquerda do rio.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.