Concelho de ALVITO

Código AVT PR1
Distância 7 Km
Duração aproximada 2:00h
Tipo de piso Caminhos de terra batida
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Praça da República, Vila Nova da Baronia
Local de Chegada Praça da República, Vila Nova da Baronia

AVT PR1 Na Rota de Sant'Águeda - Folheto e Mapa

Câmara Municipal de Alvito
Largo do Relógio 1 7920-022 Alvito
Telf 284 480 800 Email geral@cm-alvito.pt

O Percurso apresentado pretende dar a conhecer uma das mais belas regiões
da planície Alentejana. Vila Nova da Baronia, vila do Concelho de Alvito, apresenta percursos com história dignos de registo. A PRAÇA DA REPÚBLICA, com o seu Pelourinho é, justamente, o ponto de partida para este percurso. Logo à saída do percurso, destaque para a CAPELA DA Nª SR.ª DA CONCEIÇÃO de construção Seiscentista. No final da rua com o mesmo nome e, já no Largo Francisco Manuel Fialho, torna-se igualmente pertinente uma visita à IGREJA MATRIZ DE Nª. SR.ª DA ASSUNÇÃO. Até à saída da Vila, o percurso delineia-se ao longo da Avenida 1º de Maio. No final desta Avenida, no cruzamento com o chafariz, o caminho deve ser tomado pela esquerda e logo de seguida pela direita, para nos conduzir a um dos ex-libris locais: a PONTE DO AZINHAL, de origem Medieval, cuja história se perde na noite dos tempos. À passagem da Ponte, e depois de 50 m, entramos em terra batida passando pelo MONTE DA CANADA REAL e, mais adiante,
pela HORTA DA FÁBRICA (laboração de farinhas) ambos à esquerda, onde se pode observar uma antiga nora agora desactivada. Pela paisagem de planície ladeada por estacas, chegamos ao asfalto e aí, voltaremos à direita para a ERMIDA DE STANT’ ÁGUEDA. Esta bela Ermida, convida-nos a momentos de aprazível repouso em harmonioso convívio com a paisagem que nos circunda. Após a visita ao mencionado edifício religioso, o percurso deve ser retomado no mesmo trajecto da ida. Depois de se percorrer sensivelmente 50 m de asfalto, deveremos voltar à direita por caminho bem definido junto a uma cerca. Neste caminho, seguimos até um cruzamento, onde se deverá voltar à esquerda para depois entrar num descampado à direita. A entrada no descampado pode passar despercebida. Assim, deve virar-se antes da mesma para uma quinta ladeada por
muros brancos. Já em campo aberto deve prosseguir-se ao longo da cerca (durante
esta travessia destaque para a apelativa panorâmica sobre Vila Nova da Baronia).
Atravessando o baldio estamos de novo em caminho principal. Pela direita
alcançamos o trilho do “caga-ninhos”, uma vereda com sombra, relaxante e com
passagem por um riacho, que nos conduz à vila, passando pelo (centenário) fontanário.
Deste belo lugar, basta subir até ao centro (da vila) e voltar à Praça da República,
ponto de partida deste percurso.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.