Concelho de SÃO JOÃO DA PESQUEIRA

Código SJP PR3
Distância 17,6Km
Duração aproximada 7:00h a 8:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Alto
Local de Partida Largo da Fonte, Pereiros
Local de Chegada Largo da Fonte, Pereiros

SJP PR3 Rota das Amendoeiras - Folheto

Câmara Municipal de São João da Pesqueira
Av.Marquês de Soveral 5130-321 S. João da Pesqueira
Telf 254 489 999 Email cmsjp@sjpesqueira.pt

Em Pereiros o percurso inicia-se no largo da Fonte da Aldeia, local onde se situa a sede da Junta de Freguesia, saindo pela rua da Fraga e depois por um caminho antigo que segue pelo vale do Ribeiro Longo até a Agorrêta, uma antiga estalagem. Aqui, visitadas as ruínas, reparese numa cruz feita com pedras de quartzito que, fazendo parte da parede, realçam do negro do xisto. Segue-se, agora, para Oeste, por um largo caminho que separa a floresta dos campos cultivados de amendoeiras. Após o planalto inicia a descida para a EN222. Na descida avistam-se, do lado esquerdo, os vinhedos da Quinta de St.ª Luzia. Chega-se à estrada de asfalto onde se percorrem 600 metros, findos os quais, aparece do lado direito, um caminho empedrado que desce. Seguindo-se por ele, entre amendoeiras, vinhas e olivais, rapidamente se chega a Vilarouco, entrando-se pela rua dos Vieiros, não se dispensando uma visita ao centro da aldeia, o que constitui o fim da primeira etapa. Depois de um pequeno descanso no acolhedor largo da Fonte, sobe-se a rua do Barreiro e após o parque desportivo, junto a um pequeno casebre de xisto, toma-se um caminho à direita que sobe suavemente. Atravessa-se a EN222 rumando-se a Sudoeste, passando-se do lado direito de uma casa. Após esta aparece um caminho entre muros, muito antigo, um autêntico monumento viário. Era o caminho por onde os antigos iam a Valongo e dali a todo o lado, incluindo Viseu. A travessia do rio Torto fazia-se numa ponte de madeira, já desaparecida. Seguindo o caminho, quase sempre a descer para Sudoeste, e após a travessia do rio Torto inicia-se a subida para Valongo. Após a travessia da EN229, junto ao cemitério, toma-se a Av. João N. Costa e continua-se até à sede da Junta de Freguesia, onde existem condições óptimas para um descanso. É de visitar o centro histórico de Valongo sem esquecer a fonte romana. Inicia-se a terceira etapa pela rua das Alminhas – que passa por detrás do edifício da Junta de Freguesia – subindo depois pela rua do Algaiar, até ao início do caminho do Sr. dos Aflitos. Aqui, junto a uma casa em ruínas toma-se, à esquerda, um antigo caminho que desce e de seguida atravessa a EN229. O caminho desce agora por entre oliveiras, amendoeiras e grandes sobreiros até um ribeiro afluente do rio Torto. Atravessa-se o pontão e segue-se para jusante até à confluência deste com o referido rio. Atravessa-se o rio para a sua margem direita subindo-se em direcção à capela e miradouro de St.ª Luzia. Junto ao rio, no início do caminho, as ruínas de uma antiga casa agrícola, continuando agora por uma cumeada no meio de um pequeno bosque de azinheiras. Seguem-se socalcos de vinha e mais a cima amendoeiras e oliveiras até chegar ao cruzamento da capela de St.ª Luzia. Para a esquerda, a 400 metros, a capela e o miradouro natural, de visita obrigatória. Para a direita o caminho que leva a Pereiros, suavemente, sem grandes subidas ou descidas. Entra-se na aldeia pelo antigo caminho que, a partir do cemitério, já é empedrado. Percorre-se um pouco da rua da Escola e depois, à esquerda, a rua de Cima que leva ao largo da Fonte da Aldeia. Finalizando-se a jornada com uma visita à pitoresca aldeia de Pereiros.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.