Concelho de SÃO JOÃO DA PESQUEIRA

Tipologia Linear
Distância 43,4Km
Duração aproximada 2 a 3 dias
Tipo de piso Caminhos rurais, naturais e urbanos
Grau de dificuldade Alto
Local de Partida Sendim (Tabuaço)
Local de Chegada Olas

SJP GR14 Rota dos Vinhos da Europa - Folheto

Câmara Municipal de São João da Pesqueira
Av.Marquês de Soveral 5130-321 S. João da Pesqueira
Telf 254 489 999 Email cmsjp@sjpesqueira.pt

Depois de atravessar o rio Távora, vindo de Sendim, Tabuaço, passa por Vale de Penela (Riodades) dirigindo-se para Paredes da Beira, onde entra por caminho cujos restos de calçada lhe dão um estatuto muito antigo. Após passar junto à sede da Junta de Freguesia atravessa a aldeia pela rua principal, passando pela capela de S. Sebastião, dirigindo-se por caminhos tradicionais, alguns muito antigos, para Trevões até à igreja matriz. Daqui, toma-se o caminho para a antiga ponte do Rio Torto, agora desaparecida. Depois de vinhas, amendoais e eucaliptais atravessa o rio ao lado das ruínas da antiga ponte iniciando a subida para a Senhora da Estrada. Após passar a fábrica de descasque de amêndoa toma caminhos antigos e de vinhas, passando junto à Quinta do Sairrão, chegando finalmente a S. João da Pesqueira. De seguida dirige-se para S. Salvador do Mundo, passando ao lado do bosque de azinheiras e do campo de futebol. Em S. Salvador do Mundo, agora junto à primeira capela, toma um trilho que desce à direita e que se encaminha para as vinhas dos socalcos do Douro. Inicialmente por trilhos de pastores e depois por caminhos das vinhas e por algum inevitável asfalto chega a Vale de vila iniciando-se ali a descida põe um caminho que passa ao lado do campo de futebol, até ao Rio Douro e ao Cais da Ferradosa. Do Cais da Ferradosa, ao longo do rio, inicia a subida que proporciona panorâmicas deslumbrantes sobre as vinhas em socalcos, das quais se destacam as Quinta das Vargelas, chegando finalmente ao miradouro do mesmo nome. Depois, caminhando por um troço de cerca de um quilometro em asfalto, chega por caminhos panorâmicos a Olas última aldeia do Concelho de S. João da Pesqueira e onde o GR14 “Rota dos Vinhos da Europa” inicia a sua viagem pelo concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.