Concelho de MONDIM DE BASTO

Código MDB PR1
Distância 14,35Km
Duração aproximada 6:00h a 7:00h

Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Alto
Local de Partida Parque Florestal de Mondim de Basto
Local de Chegada Parque Florestal de Mondim de Basto
Coordenadas geográficas N41°24'37.41" W07°57'5.67"

MDB PR1 Caminhos da Sra da Graça - Folheto e Mapa PT
MDB PR1 Caminhos da Sra da Graça - Folheto e Mapa EN
MDB PR1 Caminhos da Sra da Graça - Folheto e Mapa FR

Câmara Municipal de Mondim de Basto
Largo Conde de Vila Real 4880-236 Mondim de Basto
Telf 255 389 300 Email geral@cm-mondimdebasto.pt

O percurso inicia-se em Mondim de Basto, junto ao parque florestal, subindo pelo caminho antigo em direcção à Serra. Na parte final do caminho e quando a antiga calçada desemboca na calçada de paralelos, ruma-se à esquerda para Seixos Brancos e Trigal. No Trigal continua-se a marcha subindo suavemente até à capela de S.Gonçalo, no Lugar de Campos. Passada a capela, segue-se para o centro do lugar até ao cruzamento das alminhas, rumando à esquerda para o Monte Farinha e para o Santuário da Senhora da Graça. No lugar de Carvalhas, após a última casa à direita, toma-se a calçada que seguirá, sempre subindo, até ao Santuário. À esquerda da pedreira, que aparece do lado direito, após 200 metros por asfalto, encontra-se o Castro Castroeiro, interessante motivo de visita. Do lado direito do caminho, um pouco acima desta pedreira, existe uma fonte, chamada fonte da Costa, local que convida a uma paragem para descanso. Continuando a subida e após a fonte da Costa, chega-se à estrada asfaltada que sobe para o santuário e que se percorre cerca de 500 metros retornando-se, à direita, o antigo caminho. Após a passagem de três capelas chega-se finalmente ao Santuário da Senhora da Graça, local de grande devoção e de ancestrais peregrinações e do qual se obtém uma vista deslumbrante sobre as paisagens das Terras de Basto, da serra do Alvão e da serra do Marão. A descida faz-se pela vertente norte do Monte Farinha. Inicia-se nas traseiras do Santuário, descendo por umas escadinhas do lado direito que conduzem a uma rua de acesso à garagem. Daqui desce-se para a estrada asfaltada até se tomar o caminho antigo dos peregrinos das aldeias do norte que conduz, mais a baixo, ao largo para estacionamento num lugar chamado Garganta dos Palhaços. Neste lugar toma-se à esquerda um caminho florestal que desce, e, passados 100 metros, um outro à direita que após os primeiros passos, se verifica ser uma calçada, um caminho de romaria, e também um autêntico monumento viário, aliás como o que, subindo de Campos chega à Senhora da Graça. Seguindo por este caminho, rapidamente se encontra a Pedra Alta, um megalítico que alguém caiou de branco, talvez para servir como referência a quem percorria estas serranias. Após o monumento geológico, atravessa-se um estradão e pelo mesmo caminho empedrado, e após 300m, chega-se a um caminho florestal. Ruma-se agora para a esquerda até este desembocar na estrada de asfalto que sobe para o Santuário, Não há alternativa. Estrada abaixo, passa-se pelo clube de parapente, chegando-se ao parque de merendas com o aqueduto ao lado esquerdo. Continuando em frente, por larga estrada asfaltada, chega-se a um posto de combustível na EN312. Sempre em frente, passados 100 metros aparece-nos à direita uma antiga e pequena casa agrícola. Aqui inicia-se um caminho antigo que desce até a estrada 1189 e que passa pelo interior dos lugares de Pedra Vedra, Montão e Lomba, chegando por fim a Mondim de Basto pela estação rodoviária e pelo Mercado Municipal.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.