Concelho de MONDIM DE BASTO

MDB PP1 - Ponte Medieval do Cabril

Ponte Medieval do Cabril
Código MDB PP1
Tipologia Linear, de ida e volta
Distância 2,8Km (ida)
Duração aproximada 1:00h a 1:30h

Tipo de piso Caminhos urbanios e rurais
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Posto de Turismo de Mondim de Basto
Local de Chegada Parque Florestal de Mondim de Basto

MDB PP1 Ponte Medieval do Cabril - Folheto Mapa PT-EN-FR

Câmara Municipal de Mondim de Basto
Largo Conde de Vila Real 4880-236 Mondim de Basto
Telf 255 389 300 Email geral@cm-mondimdebasto.pt

O percurso inicia-se no Posto de Turismo e termina nas margens do rio Tâmega, junto da lugar do Picão. atravesse o jardim municipal e vire para a Rua da Cova, rua muito antiga, estreita, empedrada e com marcos históricos para Mondim. À esquerda a CASA do CONSELHEIRO e a casa de ANDRÉ TEIXEIRA BORGES e à direita a CASA DO CASAL, exemplos de casas dos séculos XVII e XVIII. Vire à esquerda em direcção aos Bombeiros e continue até ao estádio municipal. Sipa pela estrada que ocontoma pelo lado esquerdo. Mais à frente vai encontrar a CAPELA SÃO SEBASTIÃO, datada do séc. XVIII e recentemente restaurada. 0 cruzeiro. provavelmente seu contemporâneo, possui um Cristo crucificado, de grande qualidade plástica. Siga em frente. Mais adiante, um pouco antes de uma oficina,vire à esquerda e siga por um caminho medieval. estreito a sinuoso, ladeado por muros de granito. Este caminho vai desembocar numa estrada em paralelo.
Atravesse e siga em frente até chegar a CAPELA D0 SENHOR DA PONTE. cuja construção remonta ao séc. XVIII. A sua frente esta a PONTE MEDIEVAL SOBRE 0 RI0 CABRIL. Pare um pouco. Deixe-se envolver pela paisagem e pela história. Aconselha-se um pequeno desvio, à esquerda. para ver a açude do rio Cabril, no sítio da Chavelha, local muito frequentado no verão. Atravesse a ponte e continue a caminhada por um trilho estreito à sua direita. Do lado esquerdo. um pouco acima, tem um tanque de rega. Continue até encontrar a estrada e aí vire à direita. Siga até ao cruzamento, junto de um café. A descida para o rio, faz-se por um caminho que esta mesmo à sua frente. Esta assim completada a primeira parte do percurso. Atravesse a estrada para dar início à segunda parte do percurso. Tome o caminho do lado esquerdo e depois vá sempre em frente. A partir de agora o terreno é mais acidentado, mas não apresenta grande dificuldade. Mais adiante, vai encontrar à sua esquerda um espigueiro.0 espigueiro, também chamado canastro ou caniço, é uma estrutura normalmente de pedra e madeira, que tem como função secar o milho grosso através das fissuras laterais e ao mesmo tempo impedir a destruição do mesmo por roedores através da elevação deste. Logo em baixo está o rio Tâmega. Este É um dos nossos locais ribeirinhos, mais procurados: pelos banhistas e pelos pescadores. A pouca distância, mais a montante, fica a foz da Rio Cabril. Para regressar, o melhor será vir pelo mesmo caminho

Este percurso não tem certificações.