Concelho de PAREDES DE COURA

Código PCR PR4
Distância 7Km
Duração aproximada 4:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de natureza
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Lugar de Chavião, Castanheira
Local de Chegada Lugar de Chavião, Castanheira

PCR PR4 Trilho da Varanda do Coura - Folheto

Câmara Municipal de Paredes de Coura
Apartado 6 4941-909 Paredes de Coura
Telf 251 780 100 Email contacto@cm-paredes-coura.pt

Partindo da capela erguida sobre o lugar de Chavião, começamos a subir por um caminho empedrado que dará lugar a um caminho de terra. Pouco a pouco, a paisagem rural, com os campos de cultivo em redor do lugar é substituída por áreas de matos que vão dando espaço ao bosque de folhosas que caracteriza a Paisagem Protegida do Corno de Bico. O caminho terreo, em alguns troços, empedrado, leva-nos numa subida, quase imperceptível, até ao estradão florestal. Deste percurso, cerca de 2.500 metros coincidem com o Trilho dos Miradouros. À medida que vamos tomando altitude, impressionamo-nos com as majestosas paisagens ao redor, destacando-se ao longe, para
sudoeste, a Serra d’Arga, para sudeste o Monte do Bom Jesus, em Braga, a nascente as Serras da Peneda e Soajo e a norte as montanhas da Galiza. Muito mais próximo, avista-se o belo território concelhio de Paredes de Coura, dividido e moldado pelo serpenteante Rio Coura, cujos afluentes vão esculpindo o território e regando os vastos campos férteis que, desta imaginária varanda natural, se nos apresentam em socalcos, num quadro rural de singular beleza, que outrora proporcionavam a toda a região abundância de cereais. Daí, a denominação de Celeiro do Minho. Passado o miradouro do Alto de Riomao, que merece paragem obrigatória, seguimos caminho para contornarmos uma represa e começarmos a descer. Pouco tempo depois alcançaremos o lugar de Vilares, da freguesia de Bico e por entre campos de cultivo, chegaremos ao lugar de Seara. Daqui, voltamos a descer até ao caminho que desemboca na estrada. Viramos à esquerda, subindo até alcançarmos o lugar de Vencemal e em seguida o lugar de Gaviães, que parece ficar “pendurado” nos inúmeros socalcos. Neste lugar, iniciamos a descida por um belo caminho empedrado que nos conduzirá ao fundo da Ribeira de Cavaleiros. Continuando por entre os campos, voltamos a subir até alcançarmos outro caminho empedrado que nos levará ao lugar do Espadanal, enclave, pertencente à freguesia de Cristelo. Depois de atravessarmos um rústico casario chegamos ao local onde teve início este belo percurso por Terras de Coyra.

Este percurso não tem certificações.