Concelho de PAREDES DE COURA

Código PCR PR16
Distância 10Km
Duração aproximada 4:30h
Tipo de piso Caminhos rurais e de natureza
Grau de dificuldade Baixo a Médio
Local de Partida Igreja de Insalde
Local de Chegada Igreja de Insalde

PCR 16 Trilho da Boulhosa - Folheto

Câmara Municipal de Paredes de Coura
Apartado 6 4941-909 Paredes de Coura
Telf 251 780 100 Email contacto@cm-paredes-coura.pt

O itinerário leva-nos a percorrer o alto da Serra da Boulhosa, junto aos limites municipais que separam os municípios de Paredes de Coura e Monção. Esta serra guarda, nas suas
entranhas, vestígios de uma antiga necrópole megalítica, cujas mamoas e antas foram completamente destruídas pela incontrolável avidez dos denominados “ciprianistas”, que, em busca de ouro, foram responsáveis pela destruição de grande parte do património
arqueológico do município. Partindo da igreja da pitoresca freguesia de montanha de Insalde, seguimos à direita pela estrada asfaltada, por entre o casario do lugar de Cidade – topónimo que deriva de “cividade”, o que estará aliado à antiguidade do povoamento. Depois de passarmos pelo lugar, dobramos à esquerda, seguindo um caminho em terra, que nos conduzirá a uma zona descampada que serve de pastagem a bovinos e ovinos. Chegados à estrada florestal, viramos à direita e seguimos durante cerca de 1500 metros até darmos com as edificações da Cooperativa Agrícola da Boulhosa, de onde saía a famosa e apreciada batata conhecida pelo nome da própria Serra. Desde aqui, podemos apreciar a bela paisagem envolvente à freguesia de Insalde, rodeada por vastas áreas de pastagem de montanha e por bosques de carvalhos que, ao longo do ano, lhe conferem diversas tonalidades. Pouco depois, desembocamos num cruzamento, para virarmos à direita e seguirmos pela estrada alcatroada, em sentido descendente por cerca de 800 metros. Seguidamente, entramos num caminho que se abre à nossa direita por entre um bosque de carvalhos. Pouco a pouco, o denso bosque vai-se tornando menos denso, dando lugar às áreas de mato constituídas por tojais, urzais e giestais, onde abunda uma considerável diversidade de aves. Conforme nos aproximamos da aldeia de Insalde, as áreas de mato são substituídas por zonas de pastagem e por campos de cultivo. Ao alcançarmos as alminhas que surgem junto ao caminho, seguimos pela direita, no caminho empedrado, que nos conduzirá ao lugar do Souto da Torre. Deste lugar, seguimos em
frente pela estrada asfaltada para, a escassos metros, virarmos à direita. Tomamos um caminho empedrado que passa por uma ermida, em estado de abandono. Passado algum tempo, chegamos ao lugar onde teve início este passeio, nesta comunidade de montanha incrustada na vertente meridional da Serra da Boulhosa.

Este percurso não tem certificações.