Concelho de MELGAÇO

Código MLG PR2
Distância 7Km
Duração aproximada 4:30h
Tipo de piso Caminhos rurais de montanha
Grau de dificuldade Médio a Alto
Local de Partida Casa do Guarda Florestal de Pousios
Local de Chegada Casa do Guarda Florestal de Pousios

MLG PR2 Trilho do Curro da Velha - Folheto

ADERE - Peneda Gerês
Largo da Misericórdia 10 4980-613 Ponte da Barca
Telf 258 452 250
Email geral@adere-pg.pt

Este percurso realiza-se entre a Serra da Peneda e o planalto de Castro Laboreiro, na Freguesia de Castro Laboreiro, Concelho de Melgaço. O percurso tem início junto à casa do Guarda Florestal de Pousios, à qual se chega, de carro, seguindo a estrada que liga castro Laboreiro ao lugar da Dorna, indo depois em direcção ao lugar de Ribeiro de Cima. Os carros podem ficar estacionados junto à Casa do Guarda (que fica do lado direito da estrada). O percurso inicia-se por um carreteiro (caminho lajeado), à esquerda da Casa do Guarda, que nos levará subindo gradualmente, até aos “Currais”- uma Branda de gado conhecida por Curro da Velha; é um local de elevada beleza paisagística, término do planalto de Castro Laboreiro e onde começa a majestosa e emblemática Serra da Peneda. Destas pastagens de montanha seguimos em direcção a uma pequena chã (Chão da Roca), onde se encontra uma casa de pastores. Por entre o giestal continuamos por um trilho aberto pela passagem do gado, que dará lugar a um caminho lajeado. Neste troço do itinerário, que segue a linha de água, tem de se ter bastante cuidado devido ao seu acentuado declive, principalmente nos períodos de chuva e neve. Poucos metros mais abaixo o caminho leva-nos ao lugar de Ribeiro de Baixo, um lugar de Castro Laboreiro que se encontra incrustado no fundo do vale do rio Castro Laboreiro, onde a paisagem se assemelha a ambientes alpinos. Daqui, seguimos para montante do rio, por um fresco caminho que nos conduzirá ao típico lugar castrejo de Pousios; caminhando mais um pouco encontraremos novamente a casa do Guarda, onde teve inicio este belo percurso por terras castrejas.

Este percurso não tem certificações.