Concelho de NISA

Código NIS PR6
Distância 10,6 Km
Duração aproximada 3h30m
Tipo de piso Caminhos de terra batida com troços em alcatrão
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Aldeia de Salavessa
Local de Chegada Aldeia de Salavessa

NIS PR6 Rota dos Açudes - Folheto

Câmara Municipal de Nisa
Praça do Município Apartado 8 6050-358 Nisa
Tlf 245 410 000 Email geral@cm-nisa.pt

O percurso inicia-se na aldeia de Salavessa, onde sobressaem as casas brancas de rodapés coloridos, ou com o tradicional rebouco encrespado e grandes chaminés. Percorra as ruas estreitas da povoação, admirando as janelas e as portas tradicionais, e faça uma visita à ermida dedicada a São Jacinto. Saindo pelas traseiras de Salavessa, onde foram construídas as primeiras habitações, a paisagem muda radicalmente, surgindo os palheiros de xisto, os currais e as furdas. Siga entre muros, por caminhos de terra e pedra, em desníveis acentuados, acompanhado por uma paisagem de sobro, descendo
em direcção ao Tejo. Encontre a margem do rio num pontão à borda de água e siga por um antigo caminho que termina na Fisga do Tejo, uma fenda artifi cial que depois de atravessada o leva até um açude e às entranhas da Serra de São Miguel. Sempre na companhia da ribeira de Fivelo, descubra o segundo açude e, mais à frente, um muro apiário dissimulado na vegetação. Serpenteie as colinas e contemple os açudes e as noras, em conjunto com os canais de rega, outrora utilizados no aproveitamento das águas para a irrigação das hortas. Continue a subida, passando junto aos socalcos das oliveiras, até regressar a Salavessa.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.