Concelho de SINTRA

Código SNT PR2
Distância 4,5Km
Duração aproximada 1:30h a 2:00h
Tipo de piso Caminhos urbanos e estradas florestais
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Palácio da Vila de Sintra
Local de Chegada Palácio da Vila de Sintra

SNT PR2 Pena - Folheto e Mapa

Câmara Municipal de Sintra
Largo Dr. Virgílio Horta 2714-501 Sintra
Telf 219 238 500 Email municipe@cm-sintra.pt

O percurso inicia-se no Largo Rainha D. Amélia junto ao Palácio Nacional, no Centro Histórico de Sintra. Sendo a mais importante construção aulico-realenga do país, este Palácio tem na sua origem muito provavelmente o Palacio dos Wallis Mouros, devendo-se a sua traça actual fundamentalmente a duas etapas de obras, a primeira no início do século XV, com D.João I e a segunda no reinado de D.Manuel I, no primero quartel do século XVI. Subindo a Rua das Padarias, voltamos a esquerda pelas escadinhas até alcançar a Rua da Ferraria. Continuando a subir esta rua, um pouco mais a frente, a esquerda vale a pena ir ate ao Miradouro da Ferraria, para depois continuar pelo asfalto ate a Fonte da Sabuga, que foi reconstruída em finais do século XVII. Da fonte, sobe-se a Calçada dos Clérigos estando lá no cimo a Igreja de Santa Maria, igreja do século XII, de estilo românico-gótico de três naves. Logo acima, a esquerda, repare na Casa do Adro onde viveu Hans Christian Andersen, poeta e escritor dinamarques (1866). O percurso continua pela Rua da Trindade, onde merece destaque o Convento da Santíssima Trindade fundado em finais século XIV, reconstruído após o terramoto de 1755, agora
uma residência particular. Aproximamo-nos de São Pedro de Penaferrim, local em que se realiza, todos os segundos e quartos domingos de cada mes a célebre "Feira de São Pedro", onde se encontra um pouco de tudo. Seguindo agora pela Calçada da Penalva, tomamos a Rua Visconde Faro e Oliveira e continuamos pela Rua do Rio da Bica até à fonte com o mesmo nome (1875). Por um trilho, à direita, subimos ate ao "Monte Sereno", um castelo particular que se encontra a meia encosta da Serra de Sintra. O percurso continua a subir pela Calçada da Pena até à entrada principal do Parque da Pena, onde e possível a partir daqui o visitante fazer uma incursão ao Parque e Palácio da Pena, bastando para tal adquirir os respectivos títulos de ingresso na bilheteira. Passando a porta rotativa, o caminho serpenteia por um misto de escadas e áreas planas. Sempre a descer, encontramos as ruínas da primitiva Capela de São Pedro de Canaferrim do século XII, bem como a Álea Ferreira de Castro, onde se situa o túmulo do escritor (1898-1974).
Já na Igreja de Santa Maria, o percurso repete-se, seguindo pela Calçada dos Clérigos, passando a Fonte da Sabuga, a Rua da Ferraria e descendo até ao Largo do Palácio Nacional.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.