Concelho de SABUGAL
Distrito da GUARDA
Turismo do CENTRO DE PORTUGAL
 
SBG PR2 - Vale do Cesarão

Características do Percurso
Nome
Vale do Cesarão
Código SBG PR2
Tipologia Circular
Distância 9,4Km
Duração aproximada 3:00h
Tipo de piso Caminhos rurais
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Largo da Praça, Vilar Maior
Coordenadas geográficas N40º28'25''W06º56'19'

Ficheiros
SBG PR2 Vale do Cesarão - Folheto

 


Marcação do Percurso e Edição de Guia

Câmara Municipal do Sabugal
Praça da República 6324-007 Sabugal
Telf +351 271 751 040 / +351 961 981 620
Email geral@cm-sabugal.pt

Localização

Descrição e Motivos de Interesse
Este percurso procura mostrar o rico património histórico e arqueológico de Vilar maior e vale do Cesarão, rio que aqui passa e que vai desaguar no rio Côa.
Vilar Maior é uma povoação com ocupação muito antiga, existindo testemunhos de várias épocas que provam a importância que já teve. Destacam-se o castelo, as ruínas da igreja de santa maria do castelo, o pelourinho e a ponte, todos classificados como imóveis de interesse público. No museu de Vilar Maior, estão expostos objectos de âmbito arqueológico e etnográfico. Ao longo do percurso, existem alguns vestígios arqueológicos medievais, como troços de calçada, sepulturas escavadas na rocha e lagaretas e outros mais modernos como as alminhas.
No Largo das Portas, muito próximo do início do percurso, existem duas casas senhoriais e na parte alta desta antiga vila, existem alguns exemplares de arquitectura tradicional rústica típica desta região. Na localidade de Arrifana, ainda mais periférica e desertificada, também existem vários edifícios de tipologia rústica que mantêm as características originais, com paredes e balcões exteriores em granito. Nos campos à volta destas aldeias, existem elementos arquitectónicos tradicionais interessantes como por exemplo as “taliscas”, passagens estreitas nos muros de pedra, feitas de forma a impedirem a passagem do gado. Na área de confluência das duas ribeiras, perto de Arrifana, existem vários exemplares do aproveitamento e distribuição da água, como açudes, canais, caleiras e noras. O atravessamento das ribeiras faz-se ainda por pontões em pedra e poldras. Em termos de fauna e flora, existem dois habitats dignos de realce, a galeria ripícola junto aos cursos de água e áreas heterogéneas de matos, afloramentos rochosos e carvalhais. Neste último, e dado que estamos numa área de reduzida pressão humana, podemos observar diversas aves, como o abelharuco, a poupa ou a águia calçada.


Avaliação SAL
Não há avaliação SAL sobre este percurso pedestre.

Certificações
Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Outras Informações

Não há mais informações disponíveis sobre este percurso pedestre.



WALKING PORTUGAL

WALKING PORTUGAL
Todos os direitos reservados.