Concelho de MONCHIQUE

Código MCQ PR4
Distância 10,3Km
Duração aproximada 3:00h a 3:30h
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida e Chegada Lg dos Chorões, Monchique
Coordenadas geográficas N37°19'04,72" W08°33'23,54"

MCQ PR4 Trilho dos Moinhos - Folheto

Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
Praceta Julião Quintinha, Lote A, R/C Esq., Apartado 251, 8100-545 Loulé
Telf (+351) 289 412 959 Email viaalgarviana@viaalgarviana.org

Percorrendo a ribeira, entra-se numa zona rica em moinhos de água. Os moinhos do Barranco dos Pisões são uma particularidade de região e situam-se em plena mata ripícola da ribeira de Seixe. Estes moinhos têm engenhos especialmente desenvolvidos para o tratamento da lã, os quais hoje em dia tornam-se habitats para uma fauna adaptada. A vegetação junto à “Ribeira de Seixe” forma uma densa galeria que propicia condições de habitat para muitas espécies animais. Este percurso passa pelo Barranco dos Pisões onde se encontra uma ribeira que se destaca pela abundância da água que corre durante todo o ano.

O percurso tem início no centro da vila de Monchique, no Largo dos Chorões. Siga as indicações em direção à Galeria de Santo António. Suba as escadinhas da Travessa do Revez e siga pela Câmara Municipal em direção ao Peso, passando por Mata-Porcas. Aqui entra na densa vegetação avistando um moinho de vento antigo, já sem uso, e se olhar em direção a nordeste pode avistar outro moinho de vento. Continue a descer até ao Barranco dos Pisões, atravessando a Ribeira de Seixe, onde poderá visitar o Moinho do Poucochinho e um plátano centenário, classificado como árvore monumental. De volta em direção ao centro de Monchique, suba pela serra desfrutando de um clima natural e muito fresco. Siga sempre a estrada de asfalto e desça até encontrar um grande povoamento de castanheiros. Chegando ao sítio da Portela das Eiras, siga as indicações em direção ao Convento de Nossa Senhora do Desterro, onde poderá parar e contemplar a maravilhosa vista para o centro da vila. Desça de regresso ao ponto inicial onde encontra ainda alguns fontanários e um moinho de água sem utilização, na zona do Pomar Velho. Finalize o percurso no centro da vila.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.