Concelho de MONCHIQUE

Código MCQ PR2
Distância 18Km
Duração aproximada 5:00h a 6:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Alto
Local de Partida e Chegada Parque de estacionamento antes da Capela de Santa Teresa nas Caldas de Monchique.
Coordenadas geográficas N37º17’09,75” W08º33’12,53”

MCQ PR2 Caminho das Caldas - Picota - Folheto

Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve
Praceta Julião Quintinha, Lote A, R/C Esq., Apartado 251, 8100-545 Loulé
Telf (+351) 289 412 959 Email viaalgarviana@viaalgarviana.org

A Picota é a segunda elevação mais alta na serra de Monchique e oferece um património natural riquíssimo, em especial em termos de flora. Além da vista panorâmica, a zona mais alta alberga uma mata de azinheiros e oferece condições muito favoráveis para a observação de borboletas por causa do fenómeno de hill-topping destas espécies e ao percorrer este trilho poderá desfrutar de admiráveis paisagens naturais. Com início na zona das Caldas de Monchique, este percurso oferece aos visitantes a oportunidade de subirem a pé até ao topo da Picota onde se encontra um miradouro natural do qual se avista grande parte do litoral algarvio e se pode desfrutar de uma magnífica vista.

O percurso tem início no parque de estacionamento próximo da Capela das Caldas. Sugerimos que suba até à capela e contemple a envolvente frescura que se faz sentir pela passagem das águas da Ribeira do Lageado. Continue a subida e atravesse a estrada EN266 com cuidado, seguindo em direção ao Mirante da Mata. Aí poderá fazer um pequeno desvio para desfrutar da excecional vista panorâmica. De volta ao percurso, irá seguir pela estrada de asfalto até ter de virar para um caminho de terra batida, à esquerda. Continue sempre a subir até encontrar uma outra estrada pavimentada que percorre a vertente sul da Picota; nesse local vire à direita. Siga em frente até à próxima indicação para virar à esquerda. Agora é sempre a subir até ao cimo da serra. Aproveite para desfrutar das admiráveis paisagens naturais. Chegando ao topo da serra, se desejar um pouco mais de aventura, poderá fazer um desvio à direita e subir até ao posto de vigia, no alto da Picota. A partir deste ponto irá intercetar a GR13 – Via Algarviana, siga sempre em frente, já a descer, pela estrada de terra. Numa descida que promete muita tranquilidade, poderá deparar-se com uma escadaria de socalcos cultivados e famílias de agricultores trabalhando nos campos. Continue a descer mais um pouco, até encontrar a indicação para a esquerda e começar de novo a subir ligeiramente, quase no sítio do Pé da Cruz. Entretanto, passará por alguns campos agrícolas onde ainda se faz sentir a agricultura de subsistência. Agora sim, desça em direção ao sítio do Pé da Cruz, onde poderá reabastecer e retomar as forças para a fase final deste percurso. Prepare-se para um pequeno esforço, subindo até chegar ao sítio do Covão d’Águia. Vire à direita por um caminho de terra e suba mais um pouco. Após cruzar este local, já deve ter iniciado uma pequena descida que o levará de volta às Caldas de Monchique. Continue a descer por um caminho estreito e sinuoso até alcançar a estrada de alcatrão, no sítio da Palmeira, onde deverá virar à direita. Atravesse de novo a estrada EN266 em direção ao Cortês. Siga em frente e vire à esquerda na descida seguinte. Continue até passar uma ponte. Depois, terá de enfrentar a penúltima subida até às Caldas de Monchique. No cruzamento seguinte vire à esquerda. Continue pela estrada de terra batida e faça a última descida até chegar à Ribeira das Caldas. Percorra a ponte e suba até à fábrica de engarrafamento da Água de Monchique. Passe pelo Hotel Termal, pela zona central das Caldas de Monchique e estará de regresso ao parque de estacionamento.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.