Concelho de PROENÇA A NOVA

Código PNV PR7
Distância 7,8Km
Duração aproximada 3:00h a 3:30h
Tipo de piso Caminhos rurais e de natureza
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Biblioteca Municipal S.Pedro do Esteval
Local de Chegada Biblioteca Municipal S.Pedro do Esteval

PNV PR7 Rota dos Estevais - Folheto 1
PNV PR7 Rota dos Estevais - Folheto 2

Câmara Municipal de Proença-a-Nova
Avenida do Colégio 6150-401 Proença-a-Nova
Telf 274 670 000 Email geral@cm-proencanova.pt

O Pólo da Biblioteca Municipal assinala o início deste trajecto pelos campos da freguesia de S.Pedro do Esteval. Siga em direcção às povoações de Picoteira Fundeira e de Picoteira do Monte. Mais à frente, assiste-se à confluência entre a Ribeira da Pracana e a da Freixada. Este encontro entre linhas de águas, propícias a actividades piscatórias, é a parte mais bela do percurso. Aprecie o Moinho Novo, um açude que foi reabilitado e ainda hoje é utilizado. Mais adiante, encontrará a Azenha das Brazinhas, cujas ruínas de um açude em xisto e de um velho lagar nos transportam para tempos em que estas terras eram bastante povoadas e trabalhadas. Seguindo pela margem da Ribeira da Pracana e com a Serra de Mação como cenário, chega-se à Ponte da Ladeira. Ao lado, atravesse a Ponte Romana, fronteira entre os concelhos de Proença-a-Nova e de Mação. A pouco mais de 1 km deste local, e após uma pequena subida, avista-se o cemitério, o ponto mais altaneiro de S. Pedro do Esteval, que oferece uma vista privilegiada sobre este quadro rural. À medida que se prossegue o percurso, outros pormenores desta «terra entre estevais» surgem-nos perante os olhos como se fosse um presépio. Avista-se a cúpula da Igreja Matriz de S. Pedro, algumas casas, em contraponto à Serra de Mação, que fica para trás. Segue-se por uma terra de asfalto, que nos leva a S. Pedro do Esteval. Atravessa-se a povoação num caminho que nos conduz às traseiras da Igreja Matriz. A 7 km de trajecto, abandona-se a aldeia e vira-se à esquerda, por um caminho de terra batida. A 300 metros, apanhe uma estrada em asfalto que o traz de regresso ao Pólo da Biblioteca de S. Pedro do Esteval.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.