Concelho de PROENÇA A NOVA

PNV PR3 - Rota das Conheiras

Rota das Conheiras
Código PNV PR3
Tipologia Circular, com grande troço central de ida e volta
Distância 10,6Km
Duração aproximada 3:00h a 4:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de natureza
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Sobral Fernando
Local de Chegada Sobral Fernando

PNV PR3 Rota das Conheiras - Folheto 1
PNV PR3 Rota das Conheiras - Folheto 2

Câmara Municipal de Proença-a-Nova
Avenida do Colégio 6150-401 Proença-a-Nova
Telf 274 670 000 Email geral@cm-proencanova.pt

O Percurso inicia-se em Sobral Fernando. Atravesse a ponte sob a Ribeira da Fróia em direcção a Sobreira Formosa e um pouco mais à frente vire à esquerda para o caminho de terra e atravesse pequenas hortas e olivais rodeados de muros de pedra dos conhais. À esquerda, pode observar a primeira conheira do percurso e à direita, saindo do trajecto por um caminho estreito, pode fazer um pequeno desvio e visitar as ruínas da antiga povoação de S´la Velha. Ao Km 1,4 começa a subir por um pinhal intenso, mas
que deixa vislumbrar, ao lado esquerdo, uma vista encantadora sobre as aldeias de Sobral Fernando e Foz do Cobrão. O percurso continua a sua ascensão até alcançar o topo de uma pequena cordilheira, voltando depois a descer ao longo da crista. Serpenteie o
monte e descubra os cortiços e colmeias alinhados, cobertos com lajes de xisto. A 200
metros do percurso pode avistar-se, à direita, o Açude e Azenha do Vale das Pedras, junto à Ribeira da Sarzedinha, em excelente estado de conservação e ainda em funcionamento. Abandone o percurso principal e faça-lhes uma visita. Mais à frente, lá em baixo, o percurso passa entre o rio e a ribeira bem junto às duas margens. Neste local, dê atenção à antiquíssima oliveira suportada por uma pequena construção de xisto. Uns metros mais à frente, siga em frente pela estrada de terra com a Ribeira da Sarzedinha à direita e o Ocreza à esquerda. Siga a ribeira até à foz e deleite-se com a paisagem sobre o vale e a ribeira que se espraia sobre o rio. Aqui, junto às margens, encontra o local ideal para descansar ou merendar. De regresso, apanhe o caminho que sobe o rio. Na Primavera, com sorte e muito silêncio, podem avistar-se, nos pegos mais
isolados, lontras em divertidos rituais de acasalamento, para além de garças cinzentas
(ver caixa), patos bravos e corvos marinhos. Faça o caminho inverso até chegar perto da
foz da Ribeira da Fróia. Atravesse-a e suba ao longo do Rio até encontrar a ponte que liga os dois concelhos (à direita), de frente para as duas escarpas que escondem, a montante do Ocreza, uma das preciosidades mais bem guardadas de Proença-a-Nova: as portas do Vale do Almourão, parte integrante de dois outros percursos (PR2 e PR6) com partida, também, de Sobral Fernando.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.