Concelho de OLEIROS

- Aldeias do Xisto - ADXTUR
Casa Grande 6230-137 Barroca
Telf 275 647 700 Email info@aldeiasdoxisto.pt

Antes de iniciar o percurso e ainda no miradouro, deleite-se com a paisagem circundante sobre o vale do Rio Zêzere, considerado um dos mais belos vales fluviais portugueses. Saindo de Álvaro em direcção à Gaspalha, caminhamos por entre oliveiras nos socalcos das encostas do Zêzere até chegarmos à estrada que une Oleiros à Pampilhosa da Serra. Atravessamos a estrada e iniciamos a subida, passando pela Capela da Nossa Senhora da Consolação. Uma vez na Gaspalha, é merecida uma paragem para visitar um dos Lagares de Azeite ainda existentes na aldeia. Agora, por entre pinheiros, descemos em direcção ao Rio Zêzere e à Praia Fluvial de Álvaro que nos convida a um mergulho nos dias de maior calor. Aqui pode descansar um pouco ou mesmo comer algumas das especialidades da gastronomia local no restaurante junto à praia. Seguindo novamente em direcção a Álvaro, caminhamos junto ao rio, onde podemos observar algumas das aves que habitam a zona. Após uma ligeira subida, chegamos a Álvaro, onde podemos ainda visitar algumas das suas belas capelas.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.