Concelho de FAFE

Restauradores da Granja
Bairro da Granja 4820-134 Fafe
Telf 253 494 344 Email restauradoresgranja@restauradoresgranja.com

Percurso de âmbito ambiental e paisagístico e desenvolve-se em torno da barragem de Queimadela, por entre bosques e frondoso arvoredo. Inicie o percurso junto ao parque de campismo; atravesse o paredão da albufeira e vire à direita por um caminho de terra que a margina. Delicie-se com a vista priviligiada que tem sobre a albufeira. Caminhe calmamente à sombra dos refrescantes carvalhos, pinheiros, eucaliptos, choupos e amieiros, e com sorte, pode ser presenteado com o canto de pássaros e com o repousante coaxar das rãs. Mais à frente entre num paraíso rural: eiras, espigueiros, casas típicas do Minho, medas de palha, ramadas de vinho verde. A tradição em estado puro. Pouco depois, alcance uma bonita ribeira, que bem podia chamar-se "Ribeira dos Fetos". Agora escute o som da água a correr monte abaixo e a seguir visite a cachoeira do rio Vizela. Termine seguindo pela antiga levada até ao parque de merendas. Aqui, colha as últimas imagens da albufeira. Suba em direcção à estada, alcançando, pouco depois, o parque de campismo - ponto de partida e chegada desta bela e refrescante viagem.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.