Concelho de FERREIRA DO ALENTEJO

Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo
7900-571 Ferreira do Alentejo
Telf 284 738 700 Email geral@cm-ferreira-alentejo.pt

Estas são as grandes planícies que, em tempos, brilhavam ao sol com o dourado manto dos cereais, salpicado por olivais centenários e azinheiras dispersas. Atualmente as paisagens vão ficando mais verdes com os sucessivos avanços do regadio e aparecem olivais em copa e em sebe, laranjais e amendoais. No topo da colina, a Aldeia de Odivelas é vigilante sobre todos estes campos e sobre a ribeira a que dá o nome e que sempre foi o motivo de fixação dos povoadores deste território.

Sair do Largo da Praça pela Rua do Arrabalde e virar na segunda rua à esquerda, a Rua Nova, seguindo até ao final, onde se vira à direita. Seguir agora em pleno espaço rural, passar ao lado de uma estação de tratamento de água biológica e continuar pelo amplos campos agrícolas com antigos olivais tradicionais. Na bifurcação, seguir pela esquerda e quando o caminho faz uma curva à direita, seguir por trilho à esquerda, contornar o arvoredo e alguns blocos de pedras até encontrar novo caminho rural junto a campo aberto e seguir pela esquerda. Encontrar o caminho rural que desce da Aldeia de Odivelas e virar à direita para percorrer um longo caminho de campos agrícolas que, ao longo do ano, toma diversas cores e tonalidades. Subir ligeiramente para o local chamado de “serra” pelos habitantes locais e de onde durante muito tempo se extraiu pedra para produção de calçada e pedras ornamentais. Após passar a “serra”, ao avistar um monte alentejano – Monte de Caneiras – virar à esquerda e, por entre campos agrícolas, passar junto a um bosque de montado de sobro de grande beleza e interesse natural. Passar junto a outro antigo monte alentejano e, na bifurcação, seguir pela direita até atingir a mítica estrada nacional EN2 sem a tocar. O caminho inflete à esquerda por caminho rural junto à estrada nacional. De novo, pelo meio dos campos agrícolas, passar junto ao cemitério e, após este, virar à esquerda até atingir cruzamento onde já se passou. Virar à direita para passar junto ao Poço Novo de Odivelas e subir toda a Rua do Poço, virando no final para a Rua do Sado e atingir o jardim de onde se começou o percurso.

Percurso estudado e implantado pela SAL. Boa qualidade.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Base de Dados de todos os Percursos Pedestres de Portugal
WALKING PORTUGAL é uma Marca Registada
de SAL Sistemas de Ar Livre
Av. Bento Gonçalves 9 2ºEsq ... 2910-432 Setúbal, Portugal
Telefone: (+351) 265 227 685 . Telefone (+351) 919 361 725 . info@walkingportugal.com