Concelho de FERREIRA DO ALENTEJO

Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo
7900-571 Ferreira do Alentejo
Telf 284 738 700 Email geral@cm-ferreira-alentejo.pt

Estas são as grandes planícies que, em tempos, brilhavam ao sol com o dourado manto dos cereais, salpicado por olivais centenários e azinheiras dispersas. Atualmente as paisagens vão ficando mais verdes com os sucessivos avanços do regadio e aparecem olivais em copa e em sebe, laranjais e amendoais. No topo da colina, a Aldeia de Odivelas é vigilante sobre todos estes campos e sobre a ribeira a que dá o nome e que sempre foi o motivo de fixação dos povoadores deste território.

Sair do Largo da Praça pela Rua da Parreira e depois pela Rua da Estrada Nova. Passar junto ao Centro Cultural de Odivelas e virar à direita antes das casas agrícolas. Percorrer um pequeno troço de caminho rural e cruzar com o máximo cuidado a famosa Estrada Nacional EN2. Seguir pelo caminho rural ao lado do olival onde estão enterradas as ruínas da Villa Romana da Folha da Amendoeira, cruzar o canal de rega e percorrer parte do laranjal. Logo após as casas do monte, virar à esquerda, onde normalmente se encontram alfaias agrícolas, e tomar à direita um longo caminho entre fileiras de laranjais em crescimento até encontrar e seguir junto à vedação da propriedade vizinha. Passar junto ao marco geodésico e na esquina da vedação virar à esquerda, seguindo sempre ao longo desta, ladeando um imenso olival extensivo ao lado direito. Passar uma portada, normalmente aberta, pela esquerda da vedação e seguir sempre em frente ao longo de vastos campos salpicados de azinheiras. Ao lado direito situa-se o Parque de Campismo Markádia e mais à frente chega-se ao paredão da Barragem de Odivelas. Tomar o caminho à esquerda que se encontra imediatamente antes da barragem e depois de cruzar o canal, virar imediatamente à esquerda, seguindo por espaço muito arborizado. Virar no caminho à direita e, junto ao descarregador de água, passar a vedação e começar a descida à direita até junto da Ribeira de Odivelas. Ao encontrar a margem esquerda da ribeira, seguir sempre ao longo do seu curso e quando avistar Odivelas é tempo de cruzar, de novo, a Estrada Nacional EN2. Virar logo à direita pela Travessa do Forno da Cal até encontrar a Rua da Saudade, a principal e ancestral artéria de subida ao alto do monte onde se encontra a Igreja de Santo Estêvão. Após admirar a igreja, seguir pela Rua da Igreja até ao centro de Odivelas.

Percurso estudado e implantado pela SAL. Boa qualidade.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Base de Dados de todos os Percursos Pedestres de Portugal
WALKING PORTUGAL é uma Marca Registada
de SAL Sistemas de Ar Livre
Av. Bento Gonçalves 9 2ºEsq ... 2910-432 Setúbal, Portugal
Telefone: (+351) 265 227 685 . Telefone (+351) 919 361 725 . info@walkingportugal.com