Concelho de FERREIRA DO ALENTEJO

Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo
7900-571 Ferreira do Alentejo
Telf 284 738 700 Email geral@cm-ferreira-alentejo.pt

Este é um território imenso de paisagens suaves, onde o tempo impera ao seu ritmo. Conta a lenda que, no século V, foi uma valorosa mulher, esposa do ferreiro da terra, que armada de malhos, defendeu a Cidade de Singa dos invasores bárbaros. Defesa castelar foi implantada no desaparecido castelo da Ordem de Santiago, onde hoje vive o cemitério local. Ao redor de Ferreira, os campos são hoje férteis olivais, que moldam uma paisagem rural produtiva e repousam a vista e a alma de quem os percorre.

Conhecer Ferreira do Alentejo neste percurso é ter uma repousante visão de campos sem fim, onde as searas, os campos de regadio, o olival e criação de gado são aspetos pujantes de vida e criadores de riqueza em todos os talhões de terra. Acessível a qualquer caminheiro, consegue-se associar as planuras imensas com pontos altos notáveis onde se consegue ver além do mais além. Iniciar o percurso no Posto de Turismo, mesmo ao lado da Capela do Calvário, e seguir a rua Capitão Mousinho em direção à Igreja Matriz de Ferreira do Alentejo. Seguir pela praça Comendador Infante Passanha, nas traseiras da igreja e, ao canto da praça, seguir em direção à Igreja da Misericórdia e ao cemitério, local do desaparecido Castelo de Ferreira. Após o cemitério seguir pela estrada de asfalto à esquerda até alcançar um grande olival onde se vira à direita para caminho de terra batida. Prosseguir nesse caminho, passar junto ao aeródromo e seguir sempre em frente até ter de virar à esquerda em direção aos grande pavilhões agrícolas e pecuários da Vacaria da Torre. Tomar a direção da represa e, antes desta, seguir pela estrada de terra para norte até ao primeiro entroncamento, para seguir pela direita, bordejando a margem direita da albufeira. Após o olival antigo, virar imediatamente à esquerda junto ao novo olival e começar a subida até ao Cerro da Águia, de onde se tem uma visão plena dos campos a todo o redor. Começar a descida suave em direção à estação de distribuição de água de rega e contornar esta até cruzar a pequena ribeira encaixada no vale. Virar de imediato á esquerda, contornando o rebordo de rega do pivot circular. No asfalto seguir pela direita, ao lado do enorme nogueiral da Quinta do Pereiro e continuar na estrada rural em direção à Vila de Ferreira do Alentejo, pelo mesmo caminho percorrido na vinda.

Percurso estudado e implantado pela SAL. Boa qualidade.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Este é um
Percurso Pedestre
TransAlentejo

Base de Dados de todos os Percursos Pedestres de Portugal
WALKING PORTUGAL é uma Marca Registada
de SAL Sistemas de Ar Livre
Av. Bento Gonçalves 9 2ºEsq ... 2910-432 Setúbal, Portugal
Telefone: (+351) 265 227 685 . Telefone (+351) 919 361 725 . info@walkingportugal.com