Concelho de SEVER DO VOUGA

SVV PR2 - Cabreia e Minas do Braçal

Cabreia e Minas do Braçal
Código SVV PR2
Tipologia Circular, com três opções de distância
Distâncias 3,5Km 6,6Km 10,5Km
Duração aproximada 2:00h a 4:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e florestais
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Parque de Lazer de Cabreia
Local de Chegada Parque de Lazer de Cabreia

SVV PR2 Cabreia e Minas do Braçal - Folheto

Câmara Municipal de Sever do Vouga
Largo do Município 3740-262 Sever do Vouga
Telf 234 555 566 Email cm.sever@cm-sever.pt

Conjunto de percursos de pequena rota e que se iniciam na área de lazer da Cascata da Cabreia, na freguesia de Silva Escura. Todos os percursos têm início junto ao painel informativo, à entrada do parque de lazer, desenvolvendo-se pelo vale do rio Bom, para jusante. Iniciam-se com uma pequena subida pela estrada empedrada que dá acesso ao parque de lazer após a qual continuam, no final do empedrado, por um caminho que se desenvolve pela curva de nível. Passado um pouco, este caminho inicia a descida para o rio e após o seu atravessamento uma pequena ponte de arco, o PR2.1 deixa o caminho comum aos outros percursos e sobe até ao Vale dos Carvalhos por caminhos florestais. Neste lugar, junto a pequena capela toma um caminho à direita onde, passados 50 metros, se vai juntar com os outros dois percursos maiores, seguindo em conjunto para Norte. No lugar do Castro, volta a atravessar o rio Bom descendo de seguida ao longo da belíssima Cascata da Cabreia rodeada por um luxuriante bosque de carvalhos, loureiros e azevinho. O PR2.2 e o PR2.3 continuam por caminhos do Vale até às Minas da Malhada. Aqui o PR2.2 encurta caminho seguindo para o lugar de Folharido voltando a encontrar-se com o PR2.3 no lugar do Fojo, seguindo depois, por caminhos comuns, até ao Vale dos Carvalhos onde se encontram com o PR2.1. Até ao final, o caminho é comum aos três percursos. O PR”.3, após a sua separação do PR2.2 continua ao longo do rio até às ruinas das minas do Braçal onde toma um largo caminho que sobe suavemente em direcção ao lugar do reguengo, onde, imediatamente antes do lugar, toma um caminho antigo para o lugar do Fojo. Aqui junta-se com o PR2.2 seguindo depois ao encontro do PR2.1 em direcção à Cascata da Cabreia, onde terminam.”

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.