Concelho de ÁGUEDA

AGD PR6 - Trilho do Águeda

Trilho do Águeda
Código AGD PR6
Tipologia Circular, com dois percursos complementares
Distância 8Km
Duração aproximada 2:00h a 3:00h
Tipo de piso Caminhos urbanos e rurais
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Largo 1ºMaio, Águeda
Local de Chegada Largo 1ºMaio, Águeda

AGD PR6 Trilho do Águeda - Folheto

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município 3754-500 Águeda
Telf
234 610 070 ou 800 203 197 Email geral@cm-agueda.pt

O percurso é constítuido por dois percursos distintos que se tocam formando um oito: um que decorre ao longo das margens do rio Águeda envolvendo a cidade, as várzeas de cultivo, o parque de lazer de Souto do Rio e a Borralha e outro, mais urbano, que une o rio à cidade na sua zona mais histórica.Este percursos urbano tem a numeração de PR6.1 sendo, portanto, um complemento do PR6. Há, ainda, uma variante que, na Borralha, aproxima o caminheiro da Quinta do Conde Sucena e que tem a numeração de PR6.2.
Este percurso inicia-se no largo 1º de Maio, junto ao cais de recreio, rumando para montante. Atravessa a ribeira do Ameal, seguindo sempre ao longo da margem esquerda pelo limite da várzea agrícola. Chegada à Qt.ª de Souto do Rio, atravessa o Águeda, num passadiço, para o parque de lazer de Souto do Rio. Ao longo da margem direita, agora para jusante, rapidamente atinge a Borralha, passando nas traseiras dos campos de ténis e do Estádio Municipal. Chegado à ponte antiga, na zona histórica de Águeda, ruma à Praça da República terminando, de seguida, no largo 1º de Maio.

Descrição do PR6.1
O PR6.1 é o percurso mais urbano do PR6 “Trilho do Águeda”. Inicia-se no largo 1º de Maio, rumando à Praça da República e à ponte antiga, passando-lhe por baixo, continuando pelo jardim ribeirinho até às Alminhas de Paredes. Aqui ruma ao parque de Alta Vila pela rua maria Arminda da Cruz a meio da qual, do lado esquerdo, pode ser admirado um assombroso canavial de bambus de porte impressionante.
Chegado ao parque de Alta Vila, após visita ao local, continua pela rua Eduardo Caldeira e, depois, pela rua do Arcebispo Primaz até ao Adro. Visitada a Igreja Matriz de St.ª Eulália, desce pelas escadas do Adro até à rua Luís de Camões que percorre até à praça da República e desta para o largo 1º de Maio, onde termina.

Descrição do PR6.2
Após o parque do Lazer de Souto do Rio, logo às primeiras casas da Borralha, toma a rua do Vale do Forno aproximando o pedestrianista da Qt.ª do Conce de Sucena.
Depois pela rua da Lomba e pela rua do Conde de Caldeira passa-se em frente ao Palácio da Borralha e ao Estádio Municipal, após o qual volta ao percurso principal de Águeda.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.